Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ensaios de Geografia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Arquivo em formato doc.

Texto escrito em espaço entre linhas 1,5, times new roman 12, espaços nas margens 2,5 cm. Figuras e tabelas inseridas no texto em sua devida localização. Número de páginas de 15 a 20 páginas.

O original deverá conter:

Apenas título do artigo - em caso de submissão.

Após receber o aceite do comitê Editorial, incluir na versão final para publiucação.Título do artigo, nome completo do autor, titulação, instituição a que está vinculado e e-mail (Centralizados)

Título do artigo: o título, em português, deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras chave que representam o conteúdo do artigo. Deve haver título no mesmo idioma escolhido para a tradução do resumo.

Resumo: deve ser incluído um resumo informativo de aproximadamente 200 palavras, em português, acompanhado de sua tradução para o inglês, espanhol ou francês, redigido conforme as normas da NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Materiais gráficos: fotografias nítidas e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos, desde que no programa em jpeg ou tiff em versão preto e branco ou colorida. Deverão ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.

Tabelas e Quadros: as tabelas e os quadros deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, obedecendo às normas de apresentação tabular, da Fundação IBGE em vigor. Devem também ter numeração seqüencial própria para cada tipo e suas localizações devem ser assinaladas no texto, com a indicação do número de ordem respectivo.

DA NORMALIZAÇÃO DOS ARTIGOS

Os artigos deverão ser submetidos a normalização da ABNT, a saber: NBR-10520 (informação e documentação - citações em documentos - apresentação) e NBR-6023 (informação e documentação- referências - elaboração) de agosto de 2002.

NBR-10520

Regras gerais de apresentação

a) Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

Exemplos:

A ironia seria assim uma forma implicita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).";;;; Apesar das aparências, a descontrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]";;;; (DERRIDA, 1967, p.293).

b) Especificar no texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de forma abreviada. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultadas é opcional.

Exemplos:

A produção de lítio começa em Searles Lake, Califórnia, em 1928 (MUMFORD, 1949, v.3, p.583).Oliveira e Leonardos (1943, p.146) dizem que a ";;;;[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara.";;;; Meyer parte de uma passagem da crônica de ";;;;14 de maio";;;;, de A Semana: ";;;;Houive sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou [...]";;;; (ASSIS, 1994, v.3, p.583).

c) As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

Exemplos:

Barbour (1971, p.35) descreve: ";;;;O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...].";;;; ";;;;Não se mova, faça de conta que está morta.";;;; (CLARAC; BONNIN, 1985, p.72). Segundo Sá (1995, p.27): ";;;;[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]";;;;

d) As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

Exemplo:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).

Sistema de chamada

a) As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: [...] autor-data.

b) Quando o(s) nome(s) do(s) autore(s), instituição(ões) responsável(eis) estiver(em) incluído(s) na sentença, indica-se a data, entre parêntese, acrescida da(s) página(s), se a citação for direta.

Exemplos:

Em Teatro Aberto (1963) relata-se a emergência do teatro do absurdo.Segundo Morais (1955, p.32) assinala ";;;;[...] a presença de concreções de bauxita no Rio Cricon.";;;;

c) As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências.Exemplos: De acordo com Reeside (1927a)(REESIDE, 1927b).

d) As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.

Exemplos:

Ela polariza e encaminha, sob forma de ";;;;demanda coletiva";;;;, as necessidades de todos (FONSECA, 19997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997)Diversos autores salientam a importância do ";;;;acontecimento desencadeador";;;; no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).

NBR 6023

Regras gerais de apresentação

a) As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto [...] em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo [...].

b) O recurso tipográfico negrito utilizado para destacar o elemento título.

Modelos de referência

Livro:

GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1988. 137p.

Capítulo de Livro:

ROMANO, Giovanni. Imagens da Juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.) História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

Folheto:

IBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF, 1993. 41p.

Dicionário:

HOUAISS, Antônio (Ed.). Novo dicionário Folha Webster´s: inglês/português, português/inglês. Co-editor Ismal Cardim. São Paulo: Folha da Manhã, 1996.

Guia:

BRASIL: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. 319p.

Manual:

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de Impacto Ambiental - EIA, Relatório de Impacto Ambiental - RIMA: manula de orientação. São Paulo, 1989. 48p.

Catálogo:

MUSEU DA IMIGRAÇÃO (São Paulo, SP). Museu da Imigração - S. Paulo: catálogo. São Paulo, 1997, 16p.

Almanaque:

TORELLY, M. Almanaque para 1949: primeiro semestre ou Almanaque d’A Manhã. Ed. fac-sim. São Paulo: Studioma: Arquivo do Estado, 1991.

Periódico:

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v.24, n. 2, primavera 1988.

COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n.12, p.131-148, 1988.

Tese ou dissertação:

ARAÚJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para conhecimento do universo indígena. 1985. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

NORMAS DE SUBMISSÃO - SEÇÃO LEITURAS

Para participar, o autor deve enviar uma obra de sua autoria, identificando no assunto seção e nome completo dos autores. Poesias com no máximo 30 linhas ou 6.000 caracteres para contos/crônicas e demais trabalhos precedidos do título ou, na ausência deste, mencionando "sem título". Caso a obra não seja inédita identificar o local anterior de publicação.

Importante: no caso de poesias, considerar o espaço entre cada estrofe como 01 linha. No caso de contos/crônicas, considerar os 6.000 caracteres com espaços.

É facultativa a existência de justificava dos trabalhos submetidos à avaliação da sessão Leituras.

Resenhas, acrescentar a referência bibliográfica completa, bem como endereço da editora ou entidade encarregada da distribuição da obra resenhada.

Cabe à Comissão avaliadora considerar a qualidade da obra e a pertinência de sua publicação e disponibilizar no site, periodicamente durante as seletivas, os trabalhos dos autores selecionados.

NORMAS DE SUBMISSÃO - SEÇÃO VISUALIDADES

As imagens devem ser enviadas no formato jpeg ou tiff, com resolução mínima de 300dpi. Os vídeos serão apresentados por uma imagem representativa do material e o link de publicação no youtube, os formatos aceitos são avi ou flv. Caso a obra não seja inédita identificar o local anterior de publicação.

É facultativa a existência de justificava dos trabalhos submetidos à avaliação.

Cabe à Comissão avaliadora considerar a qualidade da obra e a pertinência de sua publicação e disponibilizar no site, periodicamente durante as seletivas, os trabalhos dos autores selecionados.

 

 

 

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.